Ipê Amarelo Ateliê

ALTERIDADE: nossa capacidade de reconhecer no outro suas diferenças e singularidades

Alteridade é a nossa capacidade de reconhecer no outro suas diferenças e singularidades. Em seu espectro saudável e positivo, é uma experiência que nos possibilita considerar e legitimar essas diferenças e com isso, as demandas individuais de cada ser humano ou de grupos.

A alteridade é o que contribui com relações mais justas e harmoniosas entre nós seres humanos e em escala com os demais seres vivos e todo o nosso ecossistema global, o que é fundamental para a nossa sobrevivência.

Em contrapartida, uma relação com a vida que não seja altruísta ou em oposição à ela, passa a não considerar essas diferenças e especificidades. O artigo indicado nesse post é de Maria Helena R. M. Guerra: O arquétipo da alteridade em época de big data: uma perspectiva da Psicologia Simbólica Junguiana, que se propõem a discorrer mais sobre a problemática dessa experiência na nossa atual forma de se relacionar com o mundo, com a sociedade e com a tecnologia.

Como usamos uma ferramenta tão potente para construções super importantes e fundamentais para nossas adaptações, desenvolvimento e bem estar social, mas ao mesmo tempo, a usamos como um recurso de autodestruição e manipulação em prol de influência e poder.

#alteridade #tecnologia #psicologia