O sorriso e o riso estão amplamente conectados com a comunicação e expressão humana. Presente nas mais diversas culturas, cada qual com suas singularidades de formas e contextos, mas nos mostra seu caráter universal e sua capacidade de conectar pessoas.
Várias pesquisas tem tentado compreender os efeitos do riso e as sensações positivas nos seres humanos, e algumas delas já nos mostram que essa sensação está fortemente conectada à sensação de bem estar.
O riso tem a capacidade de contribuir com a oxigenação do corpo e com o aumento da produção de endorfina, resultando em liberação de tensões físicas, alívio de estresse, ansiedade, maior sensação de confiança, satisfação, autoestima e inclusive redução ou alívio completo da dor.
A complexidade dessa resposta e comportamento tão corriqueiro e às vezes tão subestimado, é tão intensa que algumas pesquisas referem que no nosso rir há uma espécie de impressão digital, dada a singularidade de expressão.
Ou seja, use e abuse do riso, ele nos beneficia de forma física e psicológica. Vale ressaltar: use de uma forma respeitosa. Nem sempre o contexto do riso contribui com o bem estar de todos.
Abaixo estão as referências de algumas dessas pesquisas, caso se interessem em saber mais sobre o tema em: Riso e bom humor que promovem a saúde, por Renata Campos Capela; Benefícios Terapêuticos do Humor, por Carlos Alexandre Machado de Lemos Vidal e Remédios do riso : uma parceria com quem faz sorrir, por Ana Rita Silva Santos Rocha.
コメント