top of page
Buscar
  • Foto do escritorIpê Amarelo Ateliê

Ritos de passagem: e a relação com as dinâmicas psicológicas


Ao longo da vida passamos por marcas importantes: adolescência e a menstruação, alcançar a maior idade ou ser de maior com seus 18 anos; ingressar na faculdade ou conseguir o primeiro emprego; casar-se; ter filhos; separações e perdas de pessoas queridas; e tantos outros momentos importantes.


São muitas as situações e algumas delas são acompanhadas de tradições culturais e familiares. E claro, que como acontecimentos da vida do ser humano, tornam-se importantes pois marcam essa passagem de um momento da vida, que precisa ser encerrado para a chegada desse novo tempo.


Esses rituais marcam os ciclos naturais do desenvolvimento humano e cada período têm exigências e prazeres diferentes. Portanto, o indivíduo precisa ter alcançado das tarefas de crescimento de uma etapa, abrir mão desse momento e adentrar novos tempos de vida. Tarefas complexas que podem sofrer muitas influências, mas que podem ser facilitadas pelos rituais que carregam em si um punhado de simbolismos e afetos que contribuem para esse momento de transformação.


bottom of page